Administração

Objetivo do Curso

O curso de Administração tem o intuito de formar administradores que poderão atuar como executivos, técnicos em funções administrativas e/ou empreendedores preparados, tanto conceitual como instrumentalmente, para contribuir para o sucesso das organizações em que atuarem.


Mensalidades

A duração dos cursos é de 4 anos, sendo o valor do curso dividido em 49 mensalidades.

Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.


Mensalidades de

R$ 179,90 por R$ 119,90 pagando até o dia 10 de cada mês.


Carga Horária:


1º período

Disciplina                                                 

Ambiente Virtual de Aprendizagezm 40

Introdução à Administração 60

Bases Matemáticas 60

Sociologia Organizacional 60

Antropologia e Cultura Organizacional 40

Instituições de Direito 60

Comunicação Empresarial 60

TOTAL 360

Atividades de Curricularização de Extensão I 40



2º período

Disciplina Carga Horária

Teorias da Administração 60

Psicologia Organizacional 60

Cultura Afro-Brasileira e Relações Étnico Raciais 60

Matemática Financeira 60

Contabilidade Básica 60

Metodologia Científica e Projetos 60

TOTAL 360

Atividades de Curricularização de Extensão II 38



3º período

Disciplina Carga Horária

Economia Empresarial 60

Métodos Estatísticos 60

Contabilidade Gerencial 60

Filosofia, Ética e Direitos Humanos 40

Lesgislação Social 60

Gestão Estratégica de Recursos Humanos 60

TOTAL 340

Atividades de Curricularização de Extensão II 38



4º período

Disciplina Carga Horária

Processos Organizacionais e Gestão do Conhecimento 60

Gestão Estratégica de Custos 60

Sistemas de Informações Gerenciais 60

Administração Financeira e Orçamentaria 60

Gestão Ambiental e Educação Ambiental 60

TOTAL 300

Atividades de Curricularização de Extensão IV 38

 


5º período

Disciplina Carga Horária

Administração de Materiais e Patrimônio 60

Administração da Produção 60

Legislação Tributária 60

Logística Empresarial 60

Pesquisa Operacional 60

Eletiva I – Gestão de Projetos Empresariais 40

TOTAL 340

Atividades de Curricularização de Extensão V 38

 


6º período

Disciplina Carga Horária

Teoria dos Jogos 60

Marketing de Produtos e Serviços 60

Planejamento Estratégico 60

Comércio Eletrônico e Negócios na Internet 60

Negociação, Mediação e Processo Decisório 60

Liderança e Coaching 40

Inovação e Empreendedorismo 60

TOTAL 400

Atividades de Curricularização de Extensão VI 38

 


7º período

Disciplina Carga Horária

Plano de Negócios 60

Comércio Internacional 60

Comportamento Organizacional 60

Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos 60

Fundamentos e Ferramentas de Qualidaed 60

Eletiva II – Cultura Surda e Libras 40

Estágio Supervisionado 80

TOTAL 420

Atividades de Curricularização de Extensão VII 38

 


8º período

Disciplina Carga Horária

Análise de Mercados e Cenários 60

Gestão da Inovação Tecnológica 60

Gestão de Organizações do Terceiro Setor 60

Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional 40

Responsabilidade Social e Sustentabilidade 40

Marketing Digital e Mídias Sociais 40

Estágio Supervisionado II 80

Trabalho de Conclusão de Curso 60

TOTAL 440


Atividades de Curricularização de Extensão VIII 38

Atividades Complementares 100

Biblioteconomia

Objetivo do Curso

O Curso de Biblioteconomia contempla um projeto pedagógico interdisciplinar e multidisciplinar do conhecimento que estuda as práticas, perspectivas e as aplicações de métodos de representação do conhecimento em diferentes ambientes de informação, tais como bibliotecas, centros de documentação, e centros de pesquisa. Garante uma formação básica sólida, ampla e permanente, de ajustamento às rápidas transformações sociais geradas pelo desenvolvimento das ciências e da tecnologia, apontando para a criatividade e a inovação; condições básicas ao atendimento das diferentes vocações e ao desenvolvimento de competências. O curso visa à capacitação de competências profissionais criando condições para articular, mobilizar e colocar em ação habilidades, valores e atitudes para responder, de forma original e criativa, com eficiência e eficácia, aos desafios e requerimentos do trabalho.


Mercado de Trabalho

O profissional formado em Biblioteconomia poderá exercer função em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais e de memória, hemerotecas, editoras, empresas de comunicação, provedores de internet, ONGs, clubes e associações. O bibliotecário se representa como um administrador de dados, que também processa e propaga a informação. Além de catalogar e guardar as informações, ele instrui sua busca e seleção, é incumbido de analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos. É de seu encargo planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação, além de preservar mídias para que resistam ao tempo e ao uso, bem como a preservação de documentos ou livros. Atualmente, a atuação tem se voltado cada vez mais para a criação e a manutenção de arquivos digitais e para a montagem de bancos de dados em computadores, atribuindo para isso os sistemas de informática e a internet.


Mensalidades

A duração do curso é de 3 anos, sendo o valor do curso dividido em 37 mensalidades.

Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.


Mensalidades de

R$ 179,90 por R$ 119,90 pagando até o dia 10 de cada mês.


1º período

Fundamentos em Biblioteconomia 80

Comunicação Empresarial 80

Gestão de Pessoas 80

Introdução a Filosofia 80

Introdução a Ciências Sociais 80

Marketing e Gestão 80



2º período

Biblioteconomia e Sociedade 80

Linguagens Documentais Alfabéticas 80

Normalização Documental 80

Serviço de Referência e Fontes de Informação 80

Registros e Fontes do Conhecimento 80

Acessibilidade e Tecnologias Assistivas 80



3º período

Teoria do Conhecimento II 80

Tecnologia da Informação e Comunicação 80

Linguagens de Classificação I 80

Administração de Bibliotecas 80

Métodos Quantitativos, Qualitativos e Misto de Pesquisa 80

Seminário – Presencial I 40



4º período

Planejamento de Ambientes de Informação 80

Linguagens de Classificação II 80

Ética e Responsabilidade Social 80

Gestão da Qualidade 80

Usos e Usuários da Informação 80

Seminário Presencial II 40



5º período

Editoração e Planejamento Gráfico 80

Bibliotecas Digitais 80

Gestão de Projetos 80

Metodologia da Pesquisa Científica 80

Formação e Desenvolvimento de Acervos 80

Seminário Presencial III 40



6º período

Trabalho de Conclusão de Curso 80

LIBRAS 80

Gestão de Processos 80

Preservação de Documentos 80

Indexação e Resumos 80

Seminário Presencial IV 40

Estágio Supervisionado 200


ATIVIDADES COMPLEMENTARES 200

ESTÁGIO SUPERVISIONADO 200

CARGA HORÁRIA TOTAL 3120


Matriz Curricular

Biomedicina

Objetivo do Curso

A formação do biomédico tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:


I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde. Sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;


II - Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;


III - Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;


IV - Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;


V - Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;


VI - Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.


MERCADO DE TRABALHO

A área da saúde é um campo que sempre está em expansão no mercado de trabalho, pois o índice de vida do ser humano está em crescimento e, com isso, aumenta a preocupação com o bem-estar físico e emocional das pessoas. Desse modo, o profissional que se formar em Biomedicina terá sempre uma boa oportunidade de emprego. No entanto, é necessário que o biomédico se mantenha atualizado e domine uma língua estrangeira. Confira abaixo algumas das possibilidades nessa carreira.


Setor público


Muitos profissionais formados em Biomedicina almejam trabalhar no setor público porque podem adquirir maior estabilidade financeira. Mas, para conseguir um cargo nesse setor, é necessário ser aprovado em um concurso público. Abaixo estão listados alguns locais públicos onde o biomédico pode exercer suas funções:


Hospitais;

Universidades;

Laboratórios de pesquisa;

Secretarias de saúde;

Vigilância sanitária;

Centros de saúde e de epidemiologia.

Setor privado


No setor privado existem muitas oportunidades de emprego para o biomédico que desejar seguir essa opção. Veja a seguir:


Hospitais;

Laboratórios de pesquisa;

Universidades;

Indústrias biológicas;

Laboratório de análises clínicas;

Clínicas de imagenologia;

Clínicas de reprodução humana;

Indústria de alimentos e bioderivados.

Exterior


O biomédico pode optar por trabalhar no exterior, mas para isso é necessário dominar uma língua estrangeira, de preferência a língua inglesa. Veja a seguir algumas opções para o biomédico no exterior:


Laboratório de pesquisa molecular;

Laboratório de manipulação;

Hospitais.


Mensalidades

A duração do curso é de 4 anos, sendo o valor do curso dividido em 49 mensalidades.

Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.


Mensalidades de R$ 399,90 por R$ 369,90


1º período

Anatomia 60

Fundamentos Quantitativos para Ciências da Saúde 60

Biologia Celular 60

Biofísica 60

Química Geral e Orgânica para Biocientistas 60

Aspectos Sociais e Ambientais 30

Introdução à Educação a Distância 30

TOTAL 360



2º período

Genética e Evolução 60

Bacteriologia 60

Biologia Tecidual 60

Biologia Molecular 60

Estrutura de Biomoléculas e Metabolismo 60

Metodologia da Pesquisa Científica 60

TOTAL 360



3º período

Sociologia da Saúde 60

Bioestatística Aplicada a Saúde 60

Imunologia 60

Biomedicina Estética 60

Toxicologia 60

PI – Biomedicina e Saúde 60

TOTAL 360



4º período

Virologia 60

Biotecnologia para Biomedicina 60

Parasitologia 60

Micologia 60

Práticas Profissionais em Biomedicina 60

TOTAL 300



5º período

Introdução a Análise de Dados 60

Sistema Cardiovascular e Respiratório 60

Patologia 60

Farmacologia Clínica 60

Hematologia 60

TOTAL 300



6º período

Metodologia em Pesquisas Biomédicas 60

Análise Ambiental 60

Líquidos Corporais e Urianálise 60

Bromatologia 60

Educação em Saúde 60

TOTAL 300



7º período

Laboratório Clínico 60

Bioquímica Clínica 60

Hematologia Clínica 60

Micro Imuno Clínica 60

Estágio Supervisionado em Biomedicina I 320

TOTAL 560



8º período

Estágio Supervisionado em Biomedicina II 320

Trabalho de Conclusão de Curso 60

Atividades Complementares 120

TOTAL 500

SUBTOTAL 3040


LIBRAS – ELETIVA 60

CARGA HORÁRIA TOTAL 3100

ATIVIDADES DE EXTENSÃO 310

Serviço Social

Objetivo do Curso

O curso de Serviço Social abrange uma estrutura de conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos que fundamentam a busca pela defesa e ampliação dos direitos sociais e das políticas sociais.


Esse profissional se relaciona com os níveis federal, estadual e municipal. Isso inclui as diversas políticas sociais, entre elas habitação, educação, justiça, segurança pública, política agrária e meio ambiente. Pode atuar, também, em organizações não governamentais e empresas privadas.


Mensalidades

A duração do curso é de 4 anos, sendo o valor do curso dividido em 49 mensalidades.

Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.


Mensalidades de R$ 179,90 por R$ 119,90


1º Período

Introdução à Educação a Distância 20

Introdução ao Serviço Social 60

Filosofia 60

Sociologia 60

Disciplina Carga Horária

Formação Sócio-Histórica e Política do Brasil 60

Leitura e Produção Textual 40

TOTAL 300

Atividades de Curricularização de Extensão I 40



2º Período

Ciência Política 60

Antropologia: Cultura Afro e Indígena 60

Psicologia Social 60

Disciplina Carga Horária

Recursos Tecnológicos em Serviço Social 60

Fundamentos Históricos e Teórico Metodológicos do Serviço Social I 60

TOTAL 300

Atividades de Curricularização de Extensão II 40



3º Período

Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II 60

Economia Política 60

Metodologia do Trabalho Científico 60

Disciplina Carga Horária

Questão Social e Serviço Social 60

Direito e Legislação Social 60

TOTAL 300

Atividades de Curricularização de Extensão III 40



4º Período

Fundamentos Históricos e Teórico Metodológicos do Serviço Social III 60

Estatística 60

Política Social I 60

Disciplina Carga Horária

Classes e Movimentos Sociais 60

Acumulação Capitalista e Trabalho 60

TOTAL 300

Atividades de Curricularização de Extensão IV 40



5º Período

Política Social II 60

Pesquisa Social I 60

Ética Profissional em Serviço Social 60

Disciplina Carga Horária

Serviço Social e Processo de Trabalho 60

Instrumentalidade em Serviço Social 60

TOTAL 420

Atividades de Curricularização de Extensão V 40



6º Período

Política Social II 60

Política de Saúde e Serviço Social 60

Trabalho e Sociabilidade 60

Disciplina Carga Horária

Administração e Planejamento em Serviço Social 60

Eletiva I – Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS 60

Estágio Supervisionado em Serviço Social I 150

TOTAL 450

Atividades de Curricularização de Extensão VI 40



7º Período

Política de Assistência Social e Serviço Social 80

Política de Educação e Serviço Social 60

Política Setoriais e Serviço Social 40

Disciplina Carga Horária

Trabalho de Conclusão de Curso I 60

Eletiva II – Política de Assistência Social e Serviço Social 60

Estágio Supervisionado em Serviço Social II 150

TOTAL 450

Atividades de Curricularização de Extensão VII 40



8º Período

Serviço Social Contemporâneo 60

Trabalho de Conclusão de Curso II 60

Avaliação, Monitoramento e Análise de Indicadores Sociais 60

Disciplina Carga Horária

Questões Socioambiental em Serviço Social 60

Eletiva III – Direitos Humanos e Cidadania 60

Estágio Supervisionado em Serviço Social III 150

TOTAL 450


Atividades de Curricularização de Extensão VIII 20

Atividades Complementares 100

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 150

ESTÁGIO SUPERVISIONADO 450

ATIVIDADES CURRICULARIZADAS DE EXTENSÃO 300

CARGA HORÁRIA TOTAL 3000

Farmácia

Objetivo do Curso

O objetivo geral do Curso de Farmácia da UNIFAVENI é a formação de farmacêuticos generalistas, qualificados para o exercício das Ciências Farmacêuticas, através de uma perspectiva humanística, crítica e reflexiva. Esses profissionais deverão ser capazes de reconhecer e intervir sobre os problemas/situações associadas às análises clínicas, aos alimentos e aos medicamentos, sendo capacitados a atuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, agindo como promotores da saúde.


Para o alcance desse objetivo geral, os seguintes objetivos específicos são propostos:


• Adequar o perfil do Curso de Farmácia à missão e aos compromissos de justiça, cidadania, solidariedade e respeito à diversidade, assumidos pela UNIFAVENI, em consonância com as áreas de atuação profissional;


• Formar profissionais farmacêuticos com habilidades e competências aplicáveis ao atendimento das necessidades da região de abrangência da UNIFAVENI;


• Possibilitar a inserção de jovens profissionais farmacêuticos no mercado de trabalho de nível superior em suas diversas instâncias;


• Realizar pesquisas que atendam aos interesses socioeconômicos no contexto local, regional e nacional, promovendo o desenvolvimento do 12 país e a inserção da UNIFAVENI no cenário de promotores de inovação em ciência e tecnologia;


• Contribuir para a promoção da saúde nas comunidades atendidas pela UNIFAVENI, através de projetos de extensão vinculados as ciências farmacêuticas e a outras áreas de saúde humana, em uma perspectiva multidisciplinar;


• Estabelecer parcerias de pesquisa e extensão com órgãos de fomento, empresas, governo/sociedade e demais cursos da área de saúde, no sentido de contribuir para a inovação na área de medicamentos, de alimentos e de diagnóstico laboratorial, e promoção da saúde como um todo;


• Desenvolver uma postura ética profissional.


MERCADO DE TRABALHO

A área da Farmácia é regulamentada no Brasil, um profissional que deseja seguir sua carreira como farmacêutico deverá possuir além do diploma bacharel em Farmácia, o registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF), do seu respectivo estado.


Este profissional será capaz de desenvolver diversas atividades, como por exemplo a produção de medicamentos e cosméticos. O mesmo poderá trabalhar em drogarias, farmácias, entre outros lugares e funções.


Abaixo confira uma lista de atividades, além destas já citadas, que um profissional farmacêutico poderá executar:


Análise de composição de alimentos industrializados

Controle de qualidade em alimentos

Preparo de medicamentos personalizados

Identificação de substâncias que provocam reações em nosso organismo

Produzir e formular produtos de higiene e cosméticos

Teste e exame de novos componentes


Mensalidades

A duração do curso é de 5 anos, sendo o valor do curso dividido em 61 mensalidades.

Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.



Mensalidades de R$ 399,90 por R$ 369,90


1º Período

Anatomia 60

Cálculo para Farmácia 60

Química Geral e Inorgânica 60

Bioquímica para Farmácia 60

Farmácia no Brasil e no Mundo 60

Aspectos Sociais e Ambientais 30

Introdução à Educação a Distância 30

TOTAL 360



2º Período

Química Orgânica I 60

Fisiologia 60

Biofísica 60

Epidemiologia 60

Biologia Celular e Genética 60

PI – Química e Farmácia 60

TOTAL 360



3º Período

Microbiologia 60

Noções de Estatística 60

Química Orgânica II 60

Políticas de Saúde e Gestão da Assistência Farmacêutica 60

Bases Farmacológicas da Terapêutica 60

Bases Farmacológicas da Terapêutica 60

PI – Segurança na Prática Farmacêutica 60

TOTAL 420



4º Período

Planejamento de Fármacos 60

Fisiopatologia 60

Química Analítica 60

Biologia Molecular 60

Parasitologia 60

PI – Tecnologia de Fármacos 60

TOTAL 360



5º Período

Química Farmacêutica 60

Farmacologia Clínica 60

Imunologia 60

Biossegurança 60

Prática Farmacêutica 60

PI – Clínica Farmacêutica 60

TOTAL 360



6º Período

Epidemiologia e Farmacoepidemiologia 60

Segurança do Paciente 60

Farmacobotânica 60

Deontologia Farmacêutica e Ética em Saúde 60

Química Analítica Instrumental 60

PI – Políticas Epidemiológicas 60

TOTAL 360



7º Período

Nutrição Humana 60

Hematologia 60

Toxicologia 60

Farmacotécnica 60

Farmacognosia 60

PI – Farmácia na Saúde Pública 60

TOTAL 360



8º Período

Análises Toxicológicas 60

Homeopatia 60

Física Industrial 60

Cosmetologia 60

Tecnologia Farmoquímica 60

Estágio Supervisionado I – Introdução a Prática Farmacêutica 200

TOTAL 500



9º Período

Nanotecnologia 60

Controle de Qualidade 60

Estágio Supervisionado II – Farmácia Comunitária 200

TOTAL 320



10º Período

Estágio Supervisionado III – Farmácia Hospitalar 200

Estágio Supervisionado IV – Indústria e Análises Clínicas 200

Atividades Complementares 120

Trabalho de Conclusão de Curso 60

TOTAL 580


SUBTOTAL 3980

LIBRAS – ELETIVA 60

CARGA HORÁRIA TOTAL 4040

ATIVIDADES DE EXTENSÃO 400

Nutrição

Objetivo do Curso

• Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética.


• Contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais.


• Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação.


• Atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional.


• Atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária.


• Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional. · Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos.


• Planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas.


• Realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição considerando a influência sócio-cultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população.


• Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição e de saúde.


• Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.


• Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição. · Atuar em marketing em alimentação e nutrição.


• Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência.


• Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares visando sua utilização na alimentação humana.


• Integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição.


• Investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano integrando equipes multiprofissionais.


A formação do nutricionista deve contemplar as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).


MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para nutricionista está bem aquecido. Isso acontece, principalmente, pela preocupação maior com a saúde na população. O sedentarismo e os hábitos de alimentação prejudiciais facilitam o surgimento de doenças, o que despertou a atenção de muitas pessoas.


Desse modo, cada vez mais pessoas buscam mudar seus hábitos e desenvolver uma alimentação saudável. Nesse contexto, o nutricionista é um profissional essencial, que contribuirá para a formação de cardápios e cronogramas alimentares que atendam às necessidades nutricionais de seus pacientes.


A preocupação com a saúde não se restringe a pessoas, pois o setor público e empresas de diversas áreas também têm investindo nesse setor. A intenção é promover hábitos saudáveis, aumentar a qualidade de vida e diminuir o surgimento de doenças causadas por uma alimentação desequilibrada.


Existem diversas oportunidades de atuação para os nutricionistas em diferentes segmentos da profissão. Confira algumas alternativas abaixo.


Indústria de alimentos


A indústria de alimentos é um setor que está investindo na contratação de nutricionistas para trabalhar em suas etapas produtivas. Essa é uma área em alto crescimento, visto que tantas empresas que fabricam alimentos quanto as de suplementos estão reconhecendo a importância do profissional de nutrição.


Os profissionais desse setor atuam nos mais diversos projetos relativos ao segmento, desenvolvendo novos produtos e analisando o que já foi produzido. Além disso, ocupa o controle de qualidade, oferece treinamento para colaboradores e participa da degustação de pratos.


Nutrição esportiva


Outra área em ascensão é a nutrição esportiva. Essa tendência acontece pelo interesse que as pessoas têm em buscar uma vida saudável, com boa alimentação e atividade física. O profissional que se especializa nesse setor tem diversas oportunidades de atuação.


É possível trabalhar com atletas de alto nível, tanto de esportes coletivos quanto individuais, o que deixa o leque de possibilidades muito variado. A função no nutricionista é planejar cardápios nutritivos que contribuem para melhorar o rendimento dos atletas, atendendo às necessidades nutricionais de cada pessoa. Assim, os principais locais de atuação são academias, clubes esportivos, spas e centros estéticos, entre outros.


Nutrição clínica


O profissional que atua nesse ramo tem por função cuidar da dieta dos pacientes e promover a saúde. Dessa forma, ele atua na restauração da saúde nutricional das pessoas com doenças e na manutenção da boa condição com indivíduos saudáveis.


No ambiente hospitalar, o profissional é responsável por todo o processo de produção das refeições. Ele deve escolher a dieta mais adequada para cada paciente, de acordo com o quadro clínico. Também é possível trabalhar em spas, asilos, consultórios, consultas particulares, entre outras alternativas.


Gastronomia


A gastronomia é uma opção bastante escolhida por quem é formado em Nutrição, oferecendo boas oportunidades de trabalho. Alguns profissionais chegam a fazer as duas graduações, com o objetivo de oferecer uma alimentação equilibrada e saudável. O profissional que escolhe esse caminho pode atuar em cozinhas experimentais, restaurantes e hospitais. Ele é o responsável pelo controle de qualidade e das condições de higiene do estabelecimento, além de preparar e criar cardápios.


Saúde coletiva


A saúde coletiva visa a cuidar de problemas relacionados à alimentação, como a obesidade e a desnutrição, abrangendo a população de modo geral. Muitas vezes os profissionais são contratados pelo setor público para orientar comunidades quanto aos aspectos nutricionais.


O nutricionista pode atuar em ONGs, ambulatórios, postos de saúde, unidades de atendimento básico e outros órgãos públicos. Além da análise nutricional, é importante entender as questões sociais e econômicas que influenciam os hábitos alimentares de uma população.


Marketing nutricional


O marketing nutricional é um ramo mais novo da profissão e oferece possibilidades interessantes. As empresas perceberam a importância de adequar os produtos aos desejos nutricionais de seus clientes, mas precisam de especialistas para informar seus benefícios da forma correta.


O profissional dessa área ajuda no desenvolvimento de materiais educativos, testes de receita ou, até mesmo, participa na elaboração de livros sobre nutrição. Como é uma área nova, a demanda ainda é crescente, sendo uma oportunidade diferenciada no mercado.


Carreira acadêmica


A carreira acadêmica é uma área que pode ser seguida em quase todas as profissões, oferecendo boas possibilidades para o nutricionista. Portanto, com o intuito de se destacar, é preciso estar em constante aprendizado, sendo fundamental fazer especializações, mestrado e doutorado.


Quem decide seguir esse rumo estará habilitado para dar aulas em cursos de graduação e pós-graduação, além das diversas especializações relacionadas à nutrição. Uma vantagem é que os horários costumam ser flexíveis, dando oportunidade para conciliar as aulas com atendimentos pessoais ou em clínicas


Mensalidades

A duração do curso é de 4 anos, sendo o valor do curso dividido em 49 mensalidades.

Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.


Mensalidades de R$ 399,90 por R$ 369,90


1º Período

Anatomia 60

Introdução a Nutrição 60

Genética e Embriologia Humana 60

Bioquímica da Nutrição 60

Alimentação: Aspectos Históricos e Sociais 60

Aspectos Sociais e Ambientais 30

Introdução à Educação a Distância 30

TOTAL 360



2º Período

Morfofisiologia Endócrina e Metabolismo 60

Imunologia 60

Segurança Alimentar 60

Bioestatística Aplicada a Saúde 60

Nutrição Humana I 60

PI – Aspectos Metabólicos da Nutrição 60

TOTAL 360



3º Período

Morfofisiologia Visceral 60

Técnica Dietética I 60

Princípios de Gerenciamento em Alimentos e Bebidas 60

Políticas de Saúde 60

Nutrição em Saúde Coletiva 60

Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada à Saúde 60

PI – Dieta e Saúde 60

TOTAL 420



4º Período

Nutrição Humana II 60

Higiene dos Alimentos 60

Avaliação Nutricional 60

Nutrição Exercícios e Esporte 60

Necessidades e Recomendações Alimentares 60

PI – Planejamento Nutricional 60

TOTAL 360



5º Período

Fisiopatologia e Dietoterapia 60

Gestão na Produção de Refeições 60

Tecnologia de Alimentos 60

Microbiologia 60

Técnicas Dietética II 60

PI – Tecnologia e Gestão da Produção 60

TOTAL 360



6º Período

Ética e Deontologia Profissional 60

Nutrição Funcional 60

Psicologia Aplicada à Nutrição 60

Aspectos Bromatológicos dos Alimentos 60

Nutrição no Curso da Vida 60

PI – Qualidade de Vida 60

TOTAL 360



7º Período

Estágio Supervisionado I – Alimentação Coletiva 150

Estágio Supervisionado II – Nutrição Escolar 150

TOTAL 300



8º Período

Estágio Supervisionado III – Nutrição Hospitalar 150

Estágio Supervisionado IV – Nutrição Esportiva 150

Atividades Complementares 120

Trabalho de Conclusão de Curso 60

TOTAL 480


SUBTOTAL 3000

LIBRAS – ELETIVA 60

CARGA HORÁRIA TOTAL 3060

ATIVIDAES DE EXTENSÃO 300

Fisioterapia

Objetivo do Curso

A formação do Fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:


I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;


II - Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custoefetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de (*) CNE. Resolução CNE/CES 4/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 11. práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;


III - Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não- verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;


IV - Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;


V - Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; e


VI - Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.


A formação do Fisioterapeuta deverá atender ao sistema de saúde vigente no país, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe.


MERCADO DE TRABALHO

A Fisioterapia é uma área de saúde que estuda, previne, diagnostica e trata distúrbios, doenças e lesões da biomecânica e funcionalidade do organismo humano.


O fisioterapeuta pode ter sua própria clínica ou consultório, ou ainda trabalhar em hospitais, prefeituras, clínicas, academias, empresas privadas, escolas, clubes recreativos e desportivos, atendimento domiciliar, docência e pesquisa em instituições de ensino superior, entre outros.


Mensalidades

A duração do curso é de 5 anos, sendo o valor do curso dividido em 61 mensalidades.

Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.


Mensalidades de R$ 399,90 por R$ 369,90


Carga Horária:

Total geral do curso 4210 horas

Educação Física Bacharel

Objetivo do Curso

a) Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;


b) Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões da motricidade humana e movimento humano, cultura do movimento corporal, atividades físicas, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas, da dança, visando à formação, à ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;


c) Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde;


d) Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada em todas as manifestações do esporte e considerar a relevância social, cultural e econômica do alto rendimento esportivo;


e) Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada no campo da cultura e do lazer;


f) Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição, de planejamento e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação não escolar, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;


g) Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas e/ou esportivas e/ou de cultura e de lazer;


h) Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos seus diversos campos de intervenção, exceto no magistério da Educação Básica;


i) Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional;


j) Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as maneiras de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional.


MERCADO DE TRABALHO

O profissional Bacharel em Educação Física, poderá atuar nas seguintes áreas:


I - saúde: políticas e programas de saúde; atenção básica, secundária e terciária em saúde, saúde coletiva, Sistema Único de Saúde, dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica da saúde; integração ensino, serviço e comunidade; gestão em saúde; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de Educação Física na saúde;


II - esporte: políticas e programas de esporte; treinamento esportivo; dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica do esporte; gestão do esporte; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de esporte; e


III - cultura e lazer: políticas e programas de cultura e de lazer; gestão de cultura e de lazer; dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica do lazer; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de Educação Física na cultura e no lazer.


Mensalidades

A duração dos cursos é de 4 anos, sendo o valor do curso dividido em 49 mensalidades.

Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.


Mensalidades de R$ 359,90 por R$ 339,90


1º Período

Lazer, Educação e Desenvolvimento Humano 60

Sociologia da Educação Física 60

Ética e Cidadania 60

Introdução à Educação Física 60

Organização de Eventos Esportivos e Recreativos 60

Atividade Teórico Prática: Educação Física e Sociedade 60

Introdução a Educação a Distância 60

TOTAL 420



2º Período

Sistemas da Informação 60

Comunicação e Expressão 60

Políticas Sociais e Ambientais 60

Matemática 60

Modelos de Gestão 60

Teoria e Prática Recreação e Lazer 60

Atividade Teórico Prática: Empreendedorismo 100

TOTAL 460



3º Período

Fisiologia Geral 60

Anatomia Geral 60

Patologia 60

Nutrição, Exercícios e Esporte 60

Saúde Pública 60

Atividade Teórica Prática: Integração da Saúde 60

TOTAL 360



4º Período

Educação Física Especial e Inclusão 60

Anatomia e Fisiologia do Aparelho Locomotor 60

Biomecânica e Cinesiologia 60

Técnicas e Procedimentos de Primeiros Socorros 60

Metodologia da Pesquisa Científica 60

Prática Pedagógica: Saúde Preventiva 60

TOTAL 360



5º Período

Metodologia do Ensino de Ginástica 60

Metodologia do Ensino de Atletismo 60

Metodologia do Ensino de Atividades Aquáticas 60

Metodologia do Ensino de Atividades Rítmicas e Danças 60

TOTAL 240



6º Período

Treinamentos Físicos e Práticas Esportivas 60

Metodologia do Ensino de Basquetebol 60

Metodologia do Ensino de Voleibol 60

Metodologia do Ensino de Handebol 60

Metodologia do Ensino de Futsal e Futebol 60

Estágio Curricular I 150

TOTAL 450



7º Período

Treinamento Personalizado e Musculação 60

Fisioterapia Desportiva 60

Medidas e Avaliação em Educação Física 60

Nutrição e Farmacologia 60

Práticas Corporais Alternativas 60

Estágio Curricular II 150

TOTAL 450



8º Período

Estágio Curricular III 400

Atividades Complementares 120

Trabalho de Conclusão de Curso 60

TOTAL 580


SUBTOTAL 3320

LIBRAS – ELETIVA 60

CARGA HORÁRIA TOTAL 3380

ATIVIDAE DE EXTENSÃO 340

Sistemas de Informação

Objetivo do Curso

O curso de BACHARELADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO nasceu da percepção que se tem de que o mercado de trabalho, atualmente, se mostra dinamizado por duas frentes de absorção de vocações: o mercado operacional direto e o mercado indireto (consultivo, assessoria, administrativo, de agente público, agente popular, gestor social etc.)


Mensalidades

A duração dos cursos é de 4 anos, sendo o valor do curso dividido em 49 mensalidades.

Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.


Mensalidades de

R$ 179,90

por R$ 119,90


1º Período

Disciplina Carga Horária

INTRODUÇÃO AO EAD 60

MATEMÁTICA COMPUTACIONAL 60

COMPUTADOR E SOCIEDADE 60

SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA 60

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E ALGORITMOS I 60

POLÍTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS 40

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS 60

TOTAL 380

Atividades de Curricularização de Extensão I 38



2º Período

Disciplina Carga Horária

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES 60

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E ALGORITMOS II 60

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 60

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 60

INGLÊS INSTRUMENTAL 60

TOTAL 360

Atividades de Curricularização de Extensão II 36



3º Período

Disciplina Carga Horária

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS I 60

BANCO DE DADOS I 60

PESQUISA OPERACIONAL 60

SISTEMAS OPERACIONAIS 60

ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE 60

ESTRUTURA DE DADOS 60

TOTAL 360

Atividades de Curricularização de Extensão III 36



4º Período

Disciplina Carga Horária

BANCO DE DADOS II 60

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS II 60

DIREITO DIGITAL 60

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 60

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO 60

GESTÃO DE PROCESSO DE NEGÓCIOS 60

TOTAL 360

Atividades de Curricularização de Extensão IV 36



5º Período

Disciplina Carga Horária

PROGRAMAÇÃO WEB I 60

ENGENHARIA DE SOFTWARE I 60

REDES DE COMPUTADORES I 60

INTERFACE HOMEM COMPUTADOR 60

GESTÃO DO CONHECIMENTO 60

GOVERNANÇA EM TI 60

TOTAL 360

Atividades de Curricularização de Extensão V 36



6º Período

Disciplina Carga Horária

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS I 60

PROGRAMAÇÃO WEB II 60

ENGENHARIA DE SOFTWARE II 60

REDES DE COMPUTADORES II 60

PRÁTICAS INTEGRATIVAS:DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO I 60

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 60

TOTAL 360

Atividades de Curricularização de Extensão VI 36



7º Período

Disciplina Carga Horária

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS II 60

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS 60

AUDITORIA E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 60

ELETIVA I – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS 60

PRÁTICAS INTEGRATIVAS:DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO II 60

GESTÃO DE PROJETOS 60

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 100

TOTAL 460

Atividades de Curricularização de Extensão VII 40



8º Período

Disciplina Carga Horária

CIÊNCIA DE DADOS 60

INTERNET DAS COISAS 60

ELETIVA II – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA JOGOS 60

TÓPICOS ESPECIAIS 60

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 60

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 60

TOTAL 400


Atividades de Curricularização de Extensão VIII 56

Atividades Complementares 100

Ciências Contábeis

Objetivo do Curso

O Curso de Bacharel em Ciências Contábeis tem como objetivo formar profissionais capazes de gerenciar a contabilidade de entidades, de tomar decisões adequadas e oportunas ao destino das organizações e de prestar contas da gestão perante a sociedade, assim como capacitar profissionais para trabalhar de forma produtiva e eficiente na gestão e no controle financeiro de pequenas, médias e grandes empresas.


Mensalidades

A duração dos cursos é de 4 anos, sendo o valor do curso dividido em 49 mensalidades.

Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.


Mensalidades de R$ 179,90 por R$ 119,90


1º Período

DISCIPLINA C.H. SEMANAL

Ambiente Virtual de Aprendizagem 40

Contabilidade Introdutória 60

Análise de Conjuntura Econômica 60

Psicologia e Comportamento Organizacional 60

Administração e Organização Exponenciais 60

Práticas de Comunicação Empresarial 60

Antropologia e Relações Étnicos Raciais 40

TOTAL 380

Atividades de Curricularização de Extensão I 50



2º Período

DISCIPLINA C.H. SEMANAL

Contabilidade Geral I 60

Pesquisa Aplicada em Contabilidade 60

Sociologia Econômica e Política 40

Filosofia e Direitos Humanos 40

Matemática (Raciocínio Lógico e Quantitativo) 60

Gestão da Inovação e Laboratório de Startup 60

Legislação Aplicada aos Negócios e Mercado 60

TOTAL 380

Atividades de Curricularização de Extensão II 50



3º Período

DISCIPLINA C.H. SEMANAL

Contabilidade Geral II 60

Estatística Empresarial Aplicada 60

Teoria da Contabilidade 40

Gestão de Pessoas 40

Matemática Financeira e Elementos de Cálculo 60

Direito Trabalhista e Legislação Social 60

Sistemas de Informação Contábeis e Mídia Digitais 60

TOTAL 380

Atividades de Curricularização de Extensão III 50



4º Período

DISCIPLINA C.H. SEMANAL

Administração Financeira e Orçamentária 60

Contabilidade e Análise de Custos 60

Legislação Fiscal e Tributária 60

Ética Profissional Contábil 40

Formulação de Estratégias e Desenvolvimento Empresarial 40

Contabilidade e Orçamento Público 60

Organização e Fluxo de Processos Empresarias 60

TOTAL 380

Atividades de Curricularização de Extensão IV 50

 


5º Período

DISCIPLINA C.H. SEMANAL

Contabilidade Trabalhista Aplicada 80

Contabilidade Gerencial e a Tomada de Decisão 60

Planejamento Contábil e Tributário 60

Contabilidade Societária 60

Mercado Financeiro e de Capitais 60

Práticas Profissional I (Projetos de Abertura de Empresas) 60

TOTAL 380

Atividades de Curricularização de Extensão V 50



6º Período

DISCIPLINA C.H. SEMANAL

Análise das Demonstração Contábeis 60

Eletiva I – Cultura Surda e Libras 40

Elaboração e Gestão de Projetos 60

Perícia Contábil 60

Contabilidade Avançada I 60

Tópicos Especiais em Contabilidade I 40

Prática Profissional II (Laboratório de Folha de Pagamento) 60

TOTAL 380

Atividades de Curricularização de Extensão VI 50



7º Período

DISCIPLINA C.H. SEMANAL

Auditoria das Demonstrações Financeiras 60

Contabilidade e Responsabilidade Ambiental 40

Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade 60

Contabilidade Avançada II 60

Tópicos Especiais em Contabilidade II 40

Prática Profissional III (Laboratório de Folha de Pagamento) 60

Trabalho de Conclusão do Curso I 60

Estágio Supervisionado I 150

TOTAL 470

Atividades de Curricularização de Extensão VII 50



8º Período

DISCIPLINA C.H. SEMANAL

Controladoria e Gestão de Custos para o Setor Privado 60

Contabilidade de Instituições Financeiras 60

Noções de Atuária 60

Responsabilidade Social e Sustentabilidade 40

Eletiva II – Contabilidade de Cooperativas 40

Prática Profissional IV (Laboratório de Folha de Pagamento) 60

Estágio Supervisionado II 150

Trabalho de Conclusão do Curso II 60

TOTAL 530


Atividades de Curricularização de Extensão VIII 50


Matriz Curricular

Terapia Ocupacional

Objetivo do Curso

A formação do Terapeuta Ocupacional tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:


I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;


II - Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;


III - Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;


IV - Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;


V - Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;


VI - Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.


MERCADO DE TRABALHO

Existem inúmeras áreas de atuação para essa profissão, tendo em vista que os atendimentos englobam pacientes de diferentes idades e também com situações adversas. Algumas delas:


Educacional


Na área educacional, o profissional atende crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento psicomotor, estimulando as partes sensorial, neurológica e motora.


As atividades vão desde o brincar terapêutico, como desafios enigmáticos, até a prática de exercícios que abordam leitura, escrita e convivência com os números.


Reabilitação pós-trauma


Muita gente que sofre acidentes e perde membros do corpo, ou fica com os movimentos debilitados, pode contar com o auxílio de um terapeuta ocupacional. Nesse sentido, as tarefas vão auxiliar na recuperação de atividades rotineiras, como se vestir, escovar os dentes, tomar banho, pagar contas etc.


Clínicas privadas


Quem sofre de doenças mentais, como a depressão, encontra na terapia ocupacional um estímulo à motivação e ao bem-estar.


Com atividades diversas, o profissional conduz o paciente a aumentar a autoestima, a autoconfiança e, principalmente, a independência. São fatores que auxiliam na retomada da vida, como em uma recolocação profissional.


Gerontologia


Inúmeros terapeutas ocupacionais atuam na reabilitação e reintegração social de idosos, seja em casas de repouso, seja por meio do atendimento individualizado.


Com o aumento na expectativa de vida da população, é cada vez mais necessária a abordagem, visando a melhorias consideráveis no bem-estar e na motivação.


Psiquiatria no setor público


O profissional pode atuar, também, em setores públicos, como em Centros de Assistência Psicossocial (Caps), com foco no atendimento de pacientes que tenham algum distúrbio mental.


Entre as doenças psiquiátricas, podemos citar síndrome do pânico, distúrbio de ansiedade e alcoolismo ou no atendimento de outros tipos de doenças. Nesse caso específico, os atendimentos podem ser individualizados ou em grupo.


Reabilitação social


É fundamental a presença de um terapeuta ocupacional em centros de recuperação de menores infratores, presídios, clínicas de dependentes químicos, visando à correta reintegração social.


Dessa forma, as reincidências de crimes diminuem consideravelmente, fazendo com que os pacientes conquistem autonomia e novas formas de ocupação do tempo.


Mensalidades

A duração dos cursos é de 4 anos, sendo o valor do curso dividido em 49 mensalidades.

Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.


Mensalidades de R$ 338,00 por R$ 169,90


1º Período

Disciplina Carga Horária

ANATOMIA 60

FISIOLOGIA 60

BIOLOGIA HUMANA 60

BIOLOGIA TECIDUAL 60

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA PARA TERAPIA OCUPACIONAL 60

ASPECTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS 30

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30

TOTAL 360

ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO I 36



2º Período

Disciplina Carga Horária

CINESIOLOGIA APLICADA A TERAPIA OCUPACIONAL 60

ABORDAGENS GRUPAIS APLICADAS A TERAPIA OCUPACIONAL 60

CONSTITUIÇÃO DO CAMPO A TERAPIA OCUPACIONAL 60

PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS EM TERAPIA OCUPACIONAL 60

BIOESTATÍSTICA APLICADA A SAÚDE 60

PI – TERAPIA OCUPACIONAL E SAÚDE 60

TOTAL 360

ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO II 36



3º Período

Disciplina Carga Horária

ATIVIDADES E RECURSOS TERAPÊUTICOS: ATIVIDADES LÚDICAS 60

ATIVIDADES E RECURSOS TERAPÊUTICOS: PROCESSOS CRIATIVOS 60

ATIVIDADES E RECURSOS TERAPÊUTICOS: RECURSOS TECNOLÓGICOS 60

CINESIOTERAPIA 60

POLÍTICA DE SAÚDE E REABILITAÇÃO NO BRASIL 60

PI – RECURSOS TERAPÊUTICOS 60

TOTAL 360

ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO III 36



4º Período

Disciplina Carga Horária

DESENVOLVIMENTO INFANTIL 60

TERAPIA OCUPACIONAL E PRÁTICAS CORPORAIS 60

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 60

ATIVIDADES E RECURSOS TERAPÊUTICOS: REPERTÓRIO DE ATIVIDADES 60

ATIVIDADES E RECURSOS TERAPÊUTICOS: COTIDIANO 60

PI: LINGUAGENS EM TERAPIA OCUPACIONAL 60

TOTAL 360

ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO IV 36



5º Período

Disciplina Carga Horária

FARMACOLOGIA 60

PATOLOGIA GERAL 60

TERAPIA OCUPACIONAL EM SAÚDE MENTAL 60

TERAPIA OCUPACIONAL E PROGRAMAS HOSPITALARES 60

TERAPIA OCUPACIONAL EM TEA 60

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 200

PI: INSTITUIÇÕES 60

TOTAL 560

ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO V 56



6º Período

Disciplina Carga Horária

TERAPIA OCUPACIONAL APLICADA A NEUROLOGIA 60

TERAPIA OCUPACIONAL NA SAÚDE DO TRABALHADOR 60

PI – VÍNCULOS E NARRATIVAS 60

SISTEMA SENSORIAL E TERAPIA OCUPACIONAL 60

ÉTICA E DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 60

ESTAGIO SUPERVISIONADO II 200

TOTAL 560

ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VI 56



7º Período

Disciplina Carga Horária

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS ACESSIBILIDADE 60

PRÁTICA ASSISTIDA EM TERAPIA OCUPACIONAL – BRINCAR 60

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 60

TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL 60

LIBRAS – ELETIVA 60

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III 200

TOTAL 500

LIBRAS – ELETIVA 50



8º Período

Disciplina Carga Horária

PI – ATUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 60

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV 200

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 160

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 120

TOTAL 540


ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VIII 54

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