Administração
Objetivo do Curso
O curso de Administração tem o intuito de formar administradores que poderão atuar como executivos, técnicos em funções administrativas e/ou empreendedores preparados, tanto conceitual como instrumentalmente, para contribuir para o sucesso das organizações em que atuarem.
Mensalidades
A duração dos cursos é de 4 anos, sendo o valor do curso dividido em 49 mensalidades.
Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.
Mensalidades de
R$ 179,90 por R$ 119,90 pagando até o dia 10 de cada mês.
Carga Horária:
1º período
Disciplina
Ambiente Virtual de Aprendizagezm 40
Introdução à Administração 60
Bases Matemáticas 60
Sociologia Organizacional 60
Antropologia e Cultura Organizacional 40
Instituições de Direito 60
Comunicação Empresarial 60
TOTAL 360
Atividades de Curricularização de Extensão I 40
2º período
Disciplina Carga Horária
Teorias da Administração 60
Psicologia Organizacional 60
Cultura Afro-Brasileira e Relações Étnico Raciais 60
Matemática Financeira 60
Contabilidade Básica 60
Metodologia Científica e Projetos 60
TOTAL 360
Atividades de Curricularização de Extensão II 38
3º período
Disciplina Carga Horária
Economia Empresarial 60
Métodos Estatísticos 60
Contabilidade Gerencial 60
Filosofia, Ética e Direitos Humanos 40
Lesgislação Social 60
Gestão Estratégica de Recursos Humanos 60
TOTAL 340
Atividades de Curricularização de Extensão II 38
4º período
Disciplina Carga Horária
Processos Organizacionais e Gestão do Conhecimento 60
Gestão Estratégica de Custos 60
Sistemas de Informações Gerenciais 60
Administração Financeira e Orçamentaria 60
Gestão Ambiental e Educação Ambiental 60
TOTAL 300
Atividades de Curricularização de Extensão IV 38
5º período
Disciplina Carga Horária
Administração de Materiais e Patrimônio 60
Administração da Produção 60
Legislação Tributária 60
Logística Empresarial 60
Pesquisa Operacional 60
Eletiva I – Gestão de Projetos Empresariais 40
TOTAL 340
Atividades de Curricularização de Extensão V 38
6º período
Disciplina Carga Horária
Teoria dos Jogos 60
Marketing de Produtos e Serviços 60
Planejamento Estratégico 60
Comércio Eletrônico e Negócios na Internet 60
Negociação, Mediação e Processo Decisório 60
Liderança e Coaching 40
Inovação e Empreendedorismo 60
TOTAL 400
Atividades de Curricularização de Extensão VI 38
7º período
Disciplina Carga Horária
Plano de Negócios 60
Comércio Internacional 60
Comportamento Organizacional 60
Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos 60
Fundamentos e Ferramentas de Qualidaed 60
Eletiva II – Cultura Surda e Libras 40
Estágio Supervisionado 80
TOTAL 420
Atividades de Curricularização de Extensão VII 38
8º período
Disciplina Carga Horária
Análise de Mercados e Cenários 60
Gestão da Inovação Tecnológica 60
Gestão de Organizações do Terceiro Setor 60
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional 40
Responsabilidade Social e Sustentabilidade 40
Marketing Digital e Mídias Sociais 40
Estágio Supervisionado II 80
Trabalho de Conclusão de Curso 60
TOTAL 440
Atividades de Curricularização de Extensão VIII 38
Atividades Complementares 100
Biblioteconomia
Objetivo do Curso
O Curso de Biblioteconomia contempla um projeto pedagógico interdisciplinar e multidisciplinar do conhecimento que estuda as práticas, perspectivas e as aplicações de métodos de representação do conhecimento em diferentes ambientes de informação, tais como bibliotecas, centros de documentação, e centros de pesquisa. Garante uma formação básica sólida, ampla e permanente, de ajustamento às rápidas transformações sociais geradas pelo desenvolvimento das ciências e da tecnologia, apontando para a criatividade e a inovação; condições básicas ao atendimento das diferentes vocações e ao desenvolvimento de competências. O curso visa à capacitação de competências profissionais criando condições para articular, mobilizar e colocar em ação habilidades, valores e atitudes para responder, de forma original e criativa, com eficiência e eficácia, aos desafios e requerimentos do trabalho.
Mercado de Trabalho
O profissional formado em Biblioteconomia poderá exercer função em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais e de memória, hemerotecas, editoras, empresas de comunicação, provedores de internet, ONGs, clubes e associações. O bibliotecário se representa como um administrador de dados, que também processa e propaga a informação. Além de catalogar e guardar as informações, ele instrui sua busca e seleção, é incumbido de analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos. É de seu encargo planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação, além de preservar mídias para que resistam ao tempo e ao uso, bem como a preservação de documentos ou livros. Atualmente, a atuação tem se voltado cada vez mais para a criação e a manutenção de arquivos digitais e para a montagem de bancos de dados em computadores, atribuindo para isso os sistemas de informática e a internet.
Mensalidades
A duração do curso é de 3 anos, sendo o valor do curso dividido em 37 mensalidades.
Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.
Mensalidades de
R$ 179,90 por R$ 119,90 pagando até o dia 10 de cada mês.
1º período
Fundamentos em Biblioteconomia 80
Comunicação Empresarial 80
Gestão de Pessoas 80
Introdução a Filosofia 80
Introdução a Ciências Sociais 80
Marketing e Gestão 80
2º período
Biblioteconomia e Sociedade 80
Linguagens Documentais Alfabéticas 80
Normalização Documental 80
Serviço de Referência e Fontes de Informação 80
Registros e Fontes do Conhecimento 80
Acessibilidade e Tecnologias Assistivas 80
3º período
Teoria do Conhecimento II 80
Tecnologia da Informação e Comunicação 80
Linguagens de Classificação I 80
Administração de Bibliotecas 80
Métodos Quantitativos, Qualitativos e Misto de Pesquisa 80
Seminário – Presencial I 40
4º período
Planejamento de Ambientes de Informação 80
Linguagens de Classificação II 80
Ética e Responsabilidade Social 80
Gestão da Qualidade 80
Usos e Usuários da Informação 80
Seminário Presencial II 40
5º período
Editoração e Planejamento Gráfico 80
Bibliotecas Digitais 80
Gestão de Projetos 80
Metodologia da Pesquisa Científica 80
Formação e Desenvolvimento de Acervos 80
Seminário Presencial III 40
6º período
Trabalho de Conclusão de Curso 80
LIBRAS 80
Gestão de Processos 80
Preservação de Documentos 80
Indexação e Resumos 80
Seminário Presencial IV 40
Estágio Supervisionado 200
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 200
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 200
CARGA HORÁRIA TOTAL 3120
Biomedicina
Objetivo do Curso
A formação do biomédico tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde. Sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
II - Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
III - Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
IV - Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
V - Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
VI - Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
MERCADO DE TRABALHO
A área da saúde é um campo que sempre está em expansão no mercado de trabalho, pois o índice de vida do ser humano está em crescimento e, com isso, aumenta a preocupação com o bem-estar físico e emocional das pessoas. Desse modo, o profissional que se formar em Biomedicina terá sempre uma boa oportunidade de emprego. No entanto, é necessário que o biomédico se mantenha atualizado e domine uma língua estrangeira. Confira abaixo algumas das possibilidades nessa carreira.
Setor público
Muitos profissionais formados em Biomedicina almejam trabalhar no setor público porque podem adquirir maior estabilidade financeira. Mas, para conseguir um cargo nesse setor, é necessário ser aprovado em um concurso público. Abaixo estão listados alguns locais públicos onde o biomédico pode exercer suas funções:
Hospitais;
Universidades;
Laboratórios de pesquisa;
Secretarias de saúde;
Vigilância sanitária;
Centros de saúde e de epidemiologia.
Setor privado
No setor privado existem muitas oportunidades de emprego para o biomédico que desejar seguir essa opção. Veja a seguir:
Hospitais;
Laboratórios de pesquisa;
Universidades;
Indústrias biológicas;
Laboratório de análises clínicas;
Clínicas de imagenologia;
Clínicas de reprodução humana;
Indústria de alimentos e bioderivados.
Exterior
O biomédico pode optar por trabalhar no exterior, mas para isso é necessário dominar uma língua estrangeira, de preferência a língua inglesa. Veja a seguir algumas opções para o biomédico no exterior:
Laboratório de pesquisa molecular;
Laboratório de manipulação;
Hospitais.
Mensalidades
A duração do curso é de 4 anos, sendo o valor do curso dividido em 49 mensalidades.
Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.
Mensalidades de R$ 399,90 por R$ 369,90
1º período
Anatomia 60
Fundamentos Quantitativos para Ciências da Saúde 60
Biologia Celular 60
Biofísica 60
Química Geral e Orgânica para Biocientistas 60
Aspectos Sociais e Ambientais 30
Introdução à Educação a Distância 30
TOTAL 360
2º período
Genética e Evolução 60
Bacteriologia 60
Biologia Tecidual 60
Biologia Molecular 60
Estrutura de Biomoléculas e Metabolismo 60
Metodologia da Pesquisa Científica 60
TOTAL 360
3º período
Sociologia da Saúde 60
Bioestatística Aplicada a Saúde 60
Imunologia 60
Biomedicina Estética 60
Toxicologia 60
PI – Biomedicina e Saúde 60
TOTAL 360
4º período
Virologia 60
Biotecnologia para Biomedicina 60
Parasitologia 60
Micologia 60
Práticas Profissionais em Biomedicina 60
TOTAL 300
5º período
Introdução a Análise de Dados 60
Sistema Cardiovascular e Respiratório 60
Patologia 60
Farmacologia Clínica 60
Hematologia 60
TOTAL 300
6º período
Metodologia em Pesquisas Biomédicas 60
Análise Ambiental 60
Líquidos Corporais e Urianálise 60
Bromatologia 60
Educação em Saúde 60
TOTAL 300
7º período
Laboratório Clínico 60
Bioquímica Clínica 60
Hematologia Clínica 60
Micro Imuno Clínica 60
Estágio Supervisionado em Biomedicina I 320
TOTAL 560
8º período
Estágio Supervisionado em Biomedicina II 320
Trabalho de Conclusão de Curso 60
Atividades Complementares 120
TOTAL 500
SUBTOTAL 3040
LIBRAS – ELETIVA 60
CARGA HORÁRIA TOTAL 3100
ATIVIDADES DE EXTENSÃO 310
Serviço Social
Objetivo do Curso
O curso de Serviço Social abrange uma estrutura de conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos que fundamentam a busca pela defesa e ampliação dos direitos sociais e das políticas sociais.
Esse profissional se relaciona com os níveis federal, estadual e municipal. Isso inclui as diversas políticas sociais, entre elas habitação, educação, justiça, segurança pública, política agrária e meio ambiente. Pode atuar, também, em organizações não governamentais e empresas privadas.
Mensalidades
A duração do curso é de 4 anos, sendo o valor do curso dividido em 49 mensalidades.
Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.
Mensalidades de R$ 179,90 por R$ 119,90
1º Período
Introdução à Educação a Distância 20
Introdução ao Serviço Social 60
Filosofia 60
Sociologia 60
Disciplina Carga Horária
Formação Sócio-Histórica e Política do Brasil 60
Leitura e Produção Textual 40
TOTAL 300
Atividades de Curricularização de Extensão I 40
2º Período
Ciência Política 60
Antropologia: Cultura Afro e Indígena 60
Psicologia Social 60
Disciplina Carga Horária
Recursos Tecnológicos em Serviço Social 60
Fundamentos Históricos e Teórico Metodológicos do Serviço Social I 60
TOTAL 300
Atividades de Curricularização de Extensão II 40
3º Período
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II 60
Economia Política 60
Metodologia do Trabalho Científico 60
Disciplina Carga Horária
Questão Social e Serviço Social 60
Direito e Legislação Social 60
TOTAL 300
Atividades de Curricularização de Extensão III 40
4º Período
Fundamentos Históricos e Teórico Metodológicos do Serviço Social III 60
Estatística 60
Política Social I 60
Disciplina Carga Horária
Classes e Movimentos Sociais 60
Acumulação Capitalista e Trabalho 60
TOTAL 300
Atividades de Curricularização de Extensão IV 40
5º Período
Política Social II 60
Pesquisa Social I 60
Ética Profissional em Serviço Social 60
Disciplina Carga Horária
Serviço Social e Processo de Trabalho 60
Instrumentalidade em Serviço Social 60
TOTAL 420
Atividades de Curricularização de Extensão V 40
6º Período
Política Social II 60
Política de Saúde e Serviço Social 60
Trabalho e Sociabilidade 60
Disciplina Carga Horária
Administração e Planejamento em Serviço Social 60
Eletiva I – Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS 60
Estágio Supervisionado em Serviço Social I 150
TOTAL 450
Atividades de Curricularização de Extensão VI 40
7º Período
Política de Assistência Social e Serviço Social 80
Política de Educação e Serviço Social 60
Política Setoriais e Serviço Social 40
Disciplina Carga Horária
Trabalho de Conclusão de Curso I 60
Eletiva II – Política de Assistência Social e Serviço Social 60
Estágio Supervisionado em Serviço Social II 150
TOTAL 450
Atividades de Curricularização de Extensão VII 40
8º Período
Serviço Social Contemporâneo 60
Trabalho de Conclusão de Curso II 60
Avaliação, Monitoramento e Análise de Indicadores Sociais 60
Disciplina Carga Horária
Questões Socioambiental em Serviço Social 60
Eletiva III – Direitos Humanos e Cidadania 60
Estágio Supervisionado em Serviço Social III 150
TOTAL 450
Atividades de Curricularização de Extensão VIII 20
Atividades Complementares 100
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 150
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 450
ATIVIDADES CURRICULARIZADAS DE EXTENSÃO 300
CARGA HORÁRIA TOTAL 3000
Farmácia
Objetivo do Curso
O objetivo geral do Curso de Farmácia da UNIFAVENI é a formação de farmacêuticos generalistas, qualificados para o exercício das Ciências Farmacêuticas, através de uma perspectiva humanística, crítica e reflexiva. Esses profissionais deverão ser capazes de reconhecer e intervir sobre os problemas/situações associadas às análises clínicas, aos alimentos e aos medicamentos, sendo capacitados a atuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, agindo como promotores da saúde.
Para o alcance desse objetivo geral, os seguintes objetivos específicos são propostos:
• Adequar o perfil do Curso de Farmácia à missão e aos compromissos de justiça, cidadania, solidariedade e respeito à diversidade, assumidos pela UNIFAVENI, em consonância com as áreas de atuação profissional;
• Formar profissionais farmacêuticos com habilidades e competências aplicáveis ao atendimento das necessidades da região de abrangência da UNIFAVENI;
• Possibilitar a inserção de jovens profissionais farmacêuticos no mercado de trabalho de nível superior em suas diversas instâncias;
• Realizar pesquisas que atendam aos interesses socioeconômicos no contexto local, regional e nacional, promovendo o desenvolvimento do 12 país e a inserção da UNIFAVENI no cenário de promotores de inovação em ciência e tecnologia;
• Contribuir para a promoção da saúde nas comunidades atendidas pela UNIFAVENI, através de projetos de extensão vinculados as ciências farmacêuticas e a outras áreas de saúde humana, em uma perspectiva multidisciplinar;
• Estabelecer parcerias de pesquisa e extensão com órgãos de fomento, empresas, governo/sociedade e demais cursos da área de saúde, no sentido de contribuir para a inovação na área de medicamentos, de alimentos e de diagnóstico laboratorial, e promoção da saúde como um todo;
• Desenvolver uma postura ética profissional.
MERCADO DE TRABALHO
A área da Farmácia é regulamentada no Brasil, um profissional que deseja seguir sua carreira como farmacêutico deverá possuir além do diploma bacharel em Farmácia, o registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF), do seu respectivo estado.
Este profissional será capaz de desenvolver diversas atividades, como por exemplo a produção de medicamentos e cosméticos. O mesmo poderá trabalhar em drogarias, farmácias, entre outros lugares e funções.
Abaixo confira uma lista de atividades, além destas já citadas, que um profissional farmacêutico poderá executar:
Análise de composição de alimentos industrializados
Controle de qualidade em alimentos
Preparo de medicamentos personalizados
Identificação de substâncias que provocam reações em nosso organismo
Produzir e formular produtos de higiene e cosméticos
Teste e exame de novos componentes
Mensalidades
A duração do curso é de 5 anos, sendo o valor do curso dividido em 61 mensalidades.
Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.
Mensalidades de R$ 399,90 por R$ 369,90
1º Período
Anatomia 60
Cálculo para Farmácia 60
Química Geral e Inorgânica 60
Bioquímica para Farmácia 60
Farmácia no Brasil e no Mundo 60
Aspectos Sociais e Ambientais 30
Introdução à Educação a Distância 30
TOTAL 360
2º Período
Química Orgânica I 60
Fisiologia 60
Biofísica 60
Epidemiologia 60
Biologia Celular e Genética 60
PI – Química e Farmácia 60
TOTAL 360
3º Período
Microbiologia 60
Noções de Estatística 60
Química Orgânica II 60
Políticas de Saúde e Gestão da Assistência Farmacêutica 60
Bases Farmacológicas da Terapêutica 60
Bases Farmacológicas da Terapêutica 60
PI – Segurança na Prática Farmacêutica 60
TOTAL 420
4º Período
Planejamento de Fármacos 60
Fisiopatologia 60
Química Analítica 60
Biologia Molecular 60
Parasitologia 60
PI – Tecnologia de Fármacos 60
TOTAL 360
5º Período
Química Farmacêutica 60
Farmacologia Clínica 60
Imunologia 60
Biossegurança 60
Prática Farmacêutica 60
PI – Clínica Farmacêutica 60
TOTAL 360
6º Período
Epidemiologia e Farmacoepidemiologia 60
Segurança do Paciente 60
Farmacobotânica 60
Deontologia Farmacêutica e Ética em Saúde 60
Química Analítica Instrumental 60
PI – Políticas Epidemiológicas 60
TOTAL 360
7º Período
Nutrição Humana 60
Hematologia 60
Toxicologia 60
Farmacotécnica 60
Farmacognosia 60
PI – Farmácia na Saúde Pública 60
TOTAL 360
8º Período
Análises Toxicológicas 60
Homeopatia 60
Física Industrial 60
Cosmetologia 60
Tecnologia Farmoquímica 60
Estágio Supervisionado I – Introdução a Prática Farmacêutica 200
TOTAL 500
9º Período
Nanotecnologia 60
Controle de Qualidade 60
Estágio Supervisionado II – Farmácia Comunitária 200
TOTAL 320
10º Período
Estágio Supervisionado III – Farmácia Hospitalar 200
Estágio Supervisionado IV – Indústria e Análises Clínicas 200
Atividades Complementares 120
Trabalho de Conclusão de Curso 60
TOTAL 580
SUBTOTAL 3980
LIBRAS – ELETIVA 60
CARGA HORÁRIA TOTAL 4040
ATIVIDADES DE EXTENSÃO 400
Nutrição
Objetivo do Curso
• Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética.
• Contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais.
• Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação.
• Atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária visando a promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional.
• Atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária.
• Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional. · Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos.
• Planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas.
• Realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição considerando a influência sócio-cultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população.
• Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição e de saúde.
• Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
• Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição. · Atuar em marketing em alimentação e nutrição.
• Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência.
• Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares visando sua utilização na alimentação humana.
• Integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição.
• Investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano integrando equipes multiprofissionais.
A formação do nutricionista deve contemplar as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho para nutricionista está bem aquecido. Isso acontece, principalmente, pela preocupação maior com a saúde na população. O sedentarismo e os hábitos de alimentação prejudiciais facilitam o surgimento de doenças, o que despertou a atenção de muitas pessoas.
Desse modo, cada vez mais pessoas buscam mudar seus hábitos e desenvolver uma alimentação saudável. Nesse contexto, o nutricionista é um profissional essencial, que contribuirá para a formação de cardápios e cronogramas alimentares que atendam às necessidades nutricionais de seus pacientes.
A preocupação com a saúde não se restringe a pessoas, pois o setor público e empresas de diversas áreas também têm investindo nesse setor. A intenção é promover hábitos saudáveis, aumentar a qualidade de vida e diminuir o surgimento de doenças causadas por uma alimentação desequilibrada.
Existem diversas oportunidades de atuação para os nutricionistas em diferentes segmentos da profissão. Confira algumas alternativas abaixo.
Indústria de alimentos
A indústria de alimentos é um setor que está investindo na contratação de nutricionistas para trabalhar em suas etapas produtivas. Essa é uma área em alto crescimento, visto que tantas empresas que fabricam alimentos quanto as de suplementos estão reconhecendo a importância do profissional de nutrição.
Os profissionais desse setor atuam nos mais diversos projetos relativos ao segmento, desenvolvendo novos produtos e analisando o que já foi produzido. Além disso, ocupa o controle de qualidade, oferece treinamento para colaboradores e participa da degustação de pratos.
Nutrição esportiva
Outra área em ascensão é a nutrição esportiva. Essa tendência acontece pelo interesse que as pessoas têm em buscar uma vida saudável, com boa alimentação e atividade física. O profissional que se especializa nesse setor tem diversas oportunidades de atuação.
É possível trabalhar com atletas de alto nível, tanto de esportes coletivos quanto individuais, o que deixa o leque de possibilidades muito variado. A função no nutricionista é planejar cardápios nutritivos que contribuem para melhorar o rendimento dos atletas, atendendo às necessidades nutricionais de cada pessoa. Assim, os principais locais de atuação são academias, clubes esportivos, spas e centros estéticos, entre outros.
Nutrição clínica
O profissional que atua nesse ramo tem por função cuidar da dieta dos pacientes e promover a saúde. Dessa forma, ele atua na restauração da saúde nutricional das pessoas com doenças e na manutenção da boa condição com indivíduos saudáveis.
No ambiente hospitalar, o profissional é responsável por todo o processo de produção das refeições. Ele deve escolher a dieta mais adequada para cada paciente, de acordo com o quadro clínico. Também é possível trabalhar em spas, asilos, consultórios, consultas particulares, entre outras alternativas.
Gastronomia
A gastronomia é uma opção bastante escolhida por quem é formado em Nutrição, oferecendo boas oportunidades de trabalho. Alguns profissionais chegam a fazer as duas graduações, com o objetivo de oferecer uma alimentação equilibrada e saudável. O profissional que escolhe esse caminho pode atuar em cozinhas experimentais, restaurantes e hospitais. Ele é o responsável pelo controle de qualidade e das condições de higiene do estabelecimento, além de preparar e criar cardápios.
Saúde coletiva
A saúde coletiva visa a cuidar de problemas relacionados à alimentação, como a obesidade e a desnutrição, abrangendo a população de modo geral. Muitas vezes os profissionais são contratados pelo setor público para orientar comunidades quanto aos aspectos nutricionais.
O nutricionista pode atuar em ONGs, ambulatórios, postos de saúde, unidades de atendimento básico e outros órgãos públicos. Além da análise nutricional, é importante entender as questões sociais e econômicas que influenciam os hábitos alimentares de uma população.
Marketing nutricional
O marketing nutricional é um ramo mais novo da profissão e oferece possibilidades interessantes. As empresas perceberam a importância de adequar os produtos aos desejos nutricionais de seus clientes, mas precisam de especialistas para informar seus benefícios da forma correta.
O profissional dessa área ajuda no desenvolvimento de materiais educativos, testes de receita ou, até mesmo, participa na elaboração de livros sobre nutrição. Como é uma área nova, a demanda ainda é crescente, sendo uma oportunidade diferenciada no mercado.
Carreira acadêmica
A carreira acadêmica é uma área que pode ser seguida em quase todas as profissões, oferecendo boas possibilidades para o nutricionista. Portanto, com o intuito de se destacar, é preciso estar em constante aprendizado, sendo fundamental fazer especializações, mestrado e doutorado.
Quem decide seguir esse rumo estará habilitado para dar aulas em cursos de graduação e pós-graduação, além das diversas especializações relacionadas à nutrição. Uma vantagem é que os horários costumam ser flexíveis, dando oportunidade para conciliar as aulas com atendimentos pessoais ou em clínicas
Mensalidades
A duração do curso é de 4 anos, sendo o valor do curso dividido em 49 mensalidades.
Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.
Mensalidades de R$ 399,90 por R$ 369,90
1º Período
Anatomia 60
Introdução a Nutrição 60
Genética e Embriologia Humana 60
Bioquímica da Nutrição 60
Alimentação: Aspectos Históricos e Sociais 60
Aspectos Sociais e Ambientais 30
Introdução à Educação a Distância 30
TOTAL 360
2º Período
Morfofisiologia Endócrina e Metabolismo 60
Imunologia 60
Segurança Alimentar 60
Bioestatística Aplicada a Saúde 60
Nutrição Humana I 60
PI – Aspectos Metabólicos da Nutrição 60
TOTAL 360
3º Período
Morfofisiologia Visceral 60
Técnica Dietética I 60
Princípios de Gerenciamento em Alimentos e Bebidas 60
Políticas de Saúde 60
Nutrição em Saúde Coletiva 60
Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada à Saúde 60
PI – Dieta e Saúde 60
TOTAL 420
4º Período
Nutrição Humana II 60
Higiene dos Alimentos 60
Avaliação Nutricional 60
Nutrição Exercícios e Esporte 60
Necessidades e Recomendações Alimentares 60
PI – Planejamento Nutricional 60
TOTAL 360
5º Período
Fisiopatologia e Dietoterapia 60
Gestão na Produção de Refeições 60
Tecnologia de Alimentos 60
Microbiologia 60
Técnicas Dietética II 60
PI – Tecnologia e Gestão da Produção 60
TOTAL 360
6º Período
Ética e Deontologia Profissional 60
Nutrição Funcional 60
Psicologia Aplicada à Nutrição 60
Aspectos Bromatológicos dos Alimentos 60
Nutrição no Curso da Vida 60
PI – Qualidade de Vida 60
TOTAL 360
7º Período
Estágio Supervisionado I – Alimentação Coletiva 150
Estágio Supervisionado II – Nutrição Escolar 150
TOTAL 300
8º Período
Estágio Supervisionado III – Nutrição Hospitalar 150
Estágio Supervisionado IV – Nutrição Esportiva 150
Atividades Complementares 120
Trabalho de Conclusão de Curso 60
TOTAL 480
SUBTOTAL 3000
LIBRAS – ELETIVA 60
CARGA HORÁRIA TOTAL 3060
ATIVIDAES DE EXTENSÃO 300
Fisioterapia
Objetivo do Curso
A formação do Fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
II - Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custoefetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de (*) CNE. Resolução CNE/CES 4/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 11. práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
III - Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não- verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
IV - Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
V - Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; e
VI - Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
A formação do Fisioterapeuta deverá atender ao sistema de saúde vigente no país, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe.
MERCADO DE TRABALHO
A Fisioterapia é uma área de saúde que estuda, previne, diagnostica e trata distúrbios, doenças e lesões da biomecânica e funcionalidade do organismo humano.
O fisioterapeuta pode ter sua própria clínica ou consultório, ou ainda trabalhar em hospitais, prefeituras, clínicas, academias, empresas privadas, escolas, clubes recreativos e desportivos, atendimento domiciliar, docência e pesquisa em instituições de ensino superior, entre outros.
Mensalidades
A duração do curso é de 5 anos, sendo o valor do curso dividido em 61 mensalidades.
Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.
Mensalidades de R$ 399,90 por R$ 369,90
Carga Horária:
Total geral do curso 4210 horas
Educação Física Bacharel
Objetivo do Curso
a) Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
b) Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões da motricidade humana e movimento humano, cultura do movimento corporal, atividades físicas, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas, da dança, visando à formação, à ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;
c) Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde;
d) Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada em todas as manifestações do esporte e considerar a relevância social, cultural e econômica do alto rendimento esportivo;
e) Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada no campo da cultura e do lazer;
f) Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição, de planejamento e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação não escolar, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;
g) Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas e/ou esportivas e/ou de cultura e de lazer;
h) Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos seus diversos campos de intervenção, exceto no magistério da Educação Básica;
i) Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional;
j) Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as maneiras de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional.
MERCADO DE TRABALHO
O profissional Bacharel em Educação Física, poderá atuar nas seguintes áreas:
I - saúde: políticas e programas de saúde; atenção básica, secundária e terciária em saúde, saúde coletiva, Sistema Único de Saúde, dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica da saúde; integração ensino, serviço e comunidade; gestão em saúde; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de Educação Física na saúde;
II - esporte: políticas e programas de esporte; treinamento esportivo; dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica do esporte; gestão do esporte; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de esporte; e
III - cultura e lazer: políticas e programas de cultura e de lazer; gestão de cultura e de lazer; dimensões e implicações biológica, psicológica, sociológica, cultural e pedagógica do lazer; objetivos, conteúdos, métodos e avaliação de projetos e programas de Educação Física na cultura e no lazer.
Mensalidades
A duração dos cursos é de 4 anos, sendo o valor do curso dividido em 49 mensalidades.
Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.
Mensalidades de R$ 359,90 por R$ 339,90
1º Período
Lazer, Educação e Desenvolvimento Humano 60
Sociologia da Educação Física 60
Ética e Cidadania 60
Introdução à Educação Física 60
Organização de Eventos Esportivos e Recreativos 60
Atividade Teórico Prática: Educação Física e Sociedade 60
Introdução a Educação a Distância 60
TOTAL 420
2º Período
Sistemas da Informação 60
Comunicação e Expressão 60
Políticas Sociais e Ambientais 60
Matemática 60
Modelos de Gestão 60
Teoria e Prática Recreação e Lazer 60
Atividade Teórico Prática: Empreendedorismo 100
TOTAL 460
3º Período
Fisiologia Geral 60
Anatomia Geral 60
Patologia 60
Nutrição, Exercícios e Esporte 60
Saúde Pública 60
Atividade Teórica Prática: Integração da Saúde 60
TOTAL 360
4º Período
Educação Física Especial e Inclusão 60
Anatomia e Fisiologia do Aparelho Locomotor 60
Biomecânica e Cinesiologia 60
Técnicas e Procedimentos de Primeiros Socorros 60
Metodologia da Pesquisa Científica 60
Prática Pedagógica: Saúde Preventiva 60
TOTAL 360
5º Período
Metodologia do Ensino de Ginástica 60
Metodologia do Ensino de Atletismo 60
Metodologia do Ensino de Atividades Aquáticas 60
Metodologia do Ensino de Atividades Rítmicas e Danças 60
TOTAL 240
6º Período
Treinamentos Físicos e Práticas Esportivas 60
Metodologia do Ensino de Basquetebol 60
Metodologia do Ensino de Voleibol 60
Metodologia do Ensino de Handebol 60
Metodologia do Ensino de Futsal e Futebol 60
Estágio Curricular I 150
TOTAL 450
7º Período
Treinamento Personalizado e Musculação 60
Fisioterapia Desportiva 60
Medidas e Avaliação em Educação Física 60
Nutrição e Farmacologia 60
Práticas Corporais Alternativas 60
Estágio Curricular II 150
TOTAL 450
8º Período
Estágio Curricular III 400
Atividades Complementares 120
Trabalho de Conclusão de Curso 60
TOTAL 580
SUBTOTAL 3320
LIBRAS – ELETIVA 60
CARGA HORÁRIA TOTAL 3380
ATIVIDAE DE EXTENSÃO 340
Sistemas de Informação
Objetivo do Curso
O curso de BACHARELADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO nasceu da percepção que se tem de que o mercado de trabalho, atualmente, se mostra dinamizado por duas frentes de absorção de vocações: o mercado operacional direto e o mercado indireto (consultivo, assessoria, administrativo, de agente público, agente popular, gestor social etc.)
Mensalidades
A duração dos cursos é de 4 anos, sendo o valor do curso dividido em 49 mensalidades.
Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.
Mensalidades de
R$ 179,90
por R$ 119,90
1º Período
Disciplina Carga Horária
INTRODUÇÃO AO EAD 60
MATEMÁTICA COMPUTACIONAL 60
COMPUTADOR E SOCIEDADE 60
SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA 60
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E ALGORITMOS I 60
POLÍTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS 40
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS 60
TOTAL 380
Atividades de Curricularização de Extensão I 38
2º Período
Disciplina Carga Horária
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES 60
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E ALGORITMOS II 60
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 60
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 60
INGLÊS INSTRUMENTAL 60
TOTAL 360
Atividades de Curricularização de Extensão II 36
3º Período
Disciplina Carga Horária
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS I 60
BANCO DE DADOS I 60
PESQUISA OPERACIONAL 60
SISTEMAS OPERACIONAIS 60
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE 60
ESTRUTURA DE DADOS 60
TOTAL 360
Atividades de Curricularização de Extensão III 36
4º Período
Disciplina Carga Horária
BANCO DE DADOS II 60
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS II 60
DIREITO DIGITAL 60
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 60
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO 60
GESTÃO DE PROCESSO DE NEGÓCIOS 60
TOTAL 360
Atividades de Curricularização de Extensão IV 36
5º Período
Disciplina Carga Horária
PROGRAMAÇÃO WEB I 60
ENGENHARIA DE SOFTWARE I 60
REDES DE COMPUTADORES I 60
INTERFACE HOMEM COMPUTADOR 60
GESTÃO DO CONHECIMENTO 60
GOVERNANÇA EM TI 60
TOTAL 360
Atividades de Curricularização de Extensão V 36
6º Período
Disciplina Carga Horária
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS I 60
PROGRAMAÇÃO WEB II 60
ENGENHARIA DE SOFTWARE II 60
REDES DE COMPUTADORES II 60
PRÁTICAS INTEGRATIVAS:DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO I 60
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 60
TOTAL 360
Atividades de Curricularização de Extensão VI 36
7º Período
Disciplina Carga Horária
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS II 60
PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS 60
AUDITORIA E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 60
ELETIVA I – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS 60
PRÁTICAS INTEGRATIVAS:DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO II 60
GESTÃO DE PROJETOS 60
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 100
TOTAL 460
Atividades de Curricularização de Extensão VII 40
8º Período
Disciplina Carga Horária
CIÊNCIA DE DADOS 60
INTERNET DAS COISAS 60
ELETIVA II – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA JOGOS 60
TÓPICOS ESPECIAIS 60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 60
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 60
TOTAL 400
Atividades de Curricularização de Extensão VIII 56
Atividades Complementares 100
Ciências Contábeis
Objetivo do Curso
O Curso de Bacharel em Ciências Contábeis tem como objetivo formar profissionais capazes de gerenciar a contabilidade de entidades, de tomar decisões adequadas e oportunas ao destino das organizações e de prestar contas da gestão perante a sociedade, assim como capacitar profissionais para trabalhar de forma produtiva e eficiente na gestão e no controle financeiro de pequenas, médias e grandes empresas.
Mensalidades
A duração dos cursos é de 4 anos, sendo o valor do curso dividido em 49 mensalidades.
Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.
Mensalidades de R$ 179,90 por R$ 119,90
1º Período
DISCIPLINA C.H. SEMANAL
Ambiente Virtual de Aprendizagem 40
Contabilidade Introdutória 60
Análise de Conjuntura Econômica 60
Psicologia e Comportamento Organizacional 60
Administração e Organização Exponenciais 60
Práticas de Comunicação Empresarial 60
Antropologia e Relações Étnicos Raciais 40
TOTAL 380
Atividades de Curricularização de Extensão I 50
2º Período
DISCIPLINA C.H. SEMANAL
Contabilidade Geral I 60
Pesquisa Aplicada em Contabilidade 60
Sociologia Econômica e Política 40
Filosofia e Direitos Humanos 40
Matemática (Raciocínio Lógico e Quantitativo) 60
Gestão da Inovação e Laboratório de Startup 60
Legislação Aplicada aos Negócios e Mercado 60
TOTAL 380
Atividades de Curricularização de Extensão II 50
3º Período
DISCIPLINA C.H. SEMANAL
Contabilidade Geral II 60
Estatística Empresarial Aplicada 60
Teoria da Contabilidade 40
Gestão de Pessoas 40
Matemática Financeira e Elementos de Cálculo 60
Direito Trabalhista e Legislação Social 60
Sistemas de Informação Contábeis e Mídia Digitais 60
TOTAL 380
Atividades de Curricularização de Extensão III 50
4º Período
DISCIPLINA C.H. SEMANAL
Administração Financeira e Orçamentária 60
Contabilidade e Análise de Custos 60
Legislação Fiscal e Tributária 60
Ética Profissional Contábil 40
Formulação de Estratégias e Desenvolvimento Empresarial 40
Contabilidade e Orçamento Público 60
Organização e Fluxo de Processos Empresarias 60
TOTAL 380
Atividades de Curricularização de Extensão IV 50
5º Período
DISCIPLINA C.H. SEMANAL
Contabilidade Trabalhista Aplicada 80
Contabilidade Gerencial e a Tomada de Decisão 60
Planejamento Contábil e Tributário 60
Contabilidade Societária 60
Mercado Financeiro e de Capitais 60
Práticas Profissional I (Projetos de Abertura de Empresas) 60
TOTAL 380
Atividades de Curricularização de Extensão V 50
6º Período
DISCIPLINA C.H. SEMANAL
Análise das Demonstração Contábeis 60
Eletiva I – Cultura Surda e Libras 40
Elaboração e Gestão de Projetos 60
Perícia Contábil 60
Contabilidade Avançada I 60
Tópicos Especiais em Contabilidade I 40
Prática Profissional II (Laboratório de Folha de Pagamento) 60
TOTAL 380
Atividades de Curricularização de Extensão VI 50
7º Período
DISCIPLINA C.H. SEMANAL
Auditoria das Demonstrações Financeiras 60
Contabilidade e Responsabilidade Ambiental 40
Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade 60
Contabilidade Avançada II 60
Tópicos Especiais em Contabilidade II 40
Prática Profissional III (Laboratório de Folha de Pagamento) 60
Trabalho de Conclusão do Curso I 60
Estágio Supervisionado I 150
TOTAL 470
Atividades de Curricularização de Extensão VII 50
8º Período
DISCIPLINA C.H. SEMANAL
Controladoria e Gestão de Custos para o Setor Privado 60
Contabilidade de Instituições Financeiras 60
Noções de Atuária 60
Responsabilidade Social e Sustentabilidade 40
Eletiva II – Contabilidade de Cooperativas 40
Prática Profissional IV (Laboratório de Folha de Pagamento) 60
Estágio Supervisionado II 150
Trabalho de Conclusão do Curso II 60
TOTAL 530
Atividades de Curricularização de Extensão VIII 50
Terapia Ocupacional
Objetivo do Curso
A formação do Terapeuta Ocupacional tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
II - Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
III - Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
IV - Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
V - Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
VI - Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
MERCADO DE TRABALHO
Existem inúmeras áreas de atuação para essa profissão, tendo em vista que os atendimentos englobam pacientes de diferentes idades e também com situações adversas. Algumas delas:
Educacional
Na área educacional, o profissional atende crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento psicomotor, estimulando as partes sensorial, neurológica e motora.
As atividades vão desde o brincar terapêutico, como desafios enigmáticos, até a prática de exercícios que abordam leitura, escrita e convivência com os números.
Reabilitação pós-trauma
Muita gente que sofre acidentes e perde membros do corpo, ou fica com os movimentos debilitados, pode contar com o auxílio de um terapeuta ocupacional. Nesse sentido, as tarefas vão auxiliar na recuperação de atividades rotineiras, como se vestir, escovar os dentes, tomar banho, pagar contas etc.
Clínicas privadas
Quem sofre de doenças mentais, como a depressão, encontra na terapia ocupacional um estímulo à motivação e ao bem-estar.
Com atividades diversas, o profissional conduz o paciente a aumentar a autoestima, a autoconfiança e, principalmente, a independência. São fatores que auxiliam na retomada da vida, como em uma recolocação profissional.
Gerontologia
Inúmeros terapeutas ocupacionais atuam na reabilitação e reintegração social de idosos, seja em casas de repouso, seja por meio do atendimento individualizado.
Com o aumento na expectativa de vida da população, é cada vez mais necessária a abordagem, visando a melhorias consideráveis no bem-estar e na motivação.
Psiquiatria no setor público
O profissional pode atuar, também, em setores públicos, como em Centros de Assistência Psicossocial (Caps), com foco no atendimento de pacientes que tenham algum distúrbio mental.
Entre as doenças psiquiátricas, podemos citar síndrome do pânico, distúrbio de ansiedade e alcoolismo ou no atendimento de outros tipos de doenças. Nesse caso específico, os atendimentos podem ser individualizados ou em grupo.
Reabilitação social
É fundamental a presença de um terapeuta ocupacional em centros de recuperação de menores infratores, presídios, clínicas de dependentes químicos, visando à correta reintegração social.
Dessa forma, as reincidências de crimes diminuem consideravelmente, fazendo com que os pacientes conquistem autonomia e novas formas de ocupação do tempo.
Mensalidades
A duração dos cursos é de 4 anos, sendo o valor do curso dividido em 49 mensalidades.
Tendo como possíveis formas de pagamento: Boleto e Cartão de Crédito.
Mensalidades de R$ 338,00 por R$ 169,90
1º Período
Disciplina Carga Horária
ANATOMIA 60
FISIOLOGIA 60
BIOLOGIA HUMANA 60
BIOLOGIA TECIDUAL 60
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA PARA TERAPIA OCUPACIONAL 60
ASPECTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS 30
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 30
TOTAL 360
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO I 36
2º Período
Disciplina Carga Horária
CINESIOLOGIA APLICADA A TERAPIA OCUPACIONAL 60
ABORDAGENS GRUPAIS APLICADAS A TERAPIA OCUPACIONAL 60
CONSTITUIÇÃO DO CAMPO A TERAPIA OCUPACIONAL 60
PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS EM TERAPIA OCUPACIONAL 60
BIOESTATÍSTICA APLICADA A SAÚDE 60
PI – TERAPIA OCUPACIONAL E SAÚDE 60
TOTAL 360
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO II 36
3º Período
Disciplina Carga Horária
ATIVIDADES E RECURSOS TERAPÊUTICOS: ATIVIDADES LÚDICAS 60
ATIVIDADES E RECURSOS TERAPÊUTICOS: PROCESSOS CRIATIVOS 60
ATIVIDADES E RECURSOS TERAPÊUTICOS: RECURSOS TECNOLÓGICOS 60
CINESIOTERAPIA 60
POLÍTICA DE SAÚDE E REABILITAÇÃO NO BRASIL 60
PI – RECURSOS TERAPÊUTICOS 60
TOTAL 360
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO III 36
4º Período
Disciplina Carga Horária
DESENVOLVIMENTO INFANTIL 60
TERAPIA OCUPACIONAL E PRÁTICAS CORPORAIS 60
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 60
ATIVIDADES E RECURSOS TERAPÊUTICOS: REPERTÓRIO DE ATIVIDADES 60
ATIVIDADES E RECURSOS TERAPÊUTICOS: COTIDIANO 60
PI: LINGUAGENS EM TERAPIA OCUPACIONAL 60
TOTAL 360
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO IV 36
5º Período
Disciplina Carga Horária
FARMACOLOGIA 60
PATOLOGIA GERAL 60
TERAPIA OCUPACIONAL EM SAÚDE MENTAL 60
TERAPIA OCUPACIONAL E PROGRAMAS HOSPITALARES 60
TERAPIA OCUPACIONAL EM TEA 60
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 200
PI: INSTITUIÇÕES 60
TOTAL 560
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO V 56
6º Período
Disciplina Carga Horária
TERAPIA OCUPACIONAL APLICADA A NEUROLOGIA 60
TERAPIA OCUPACIONAL NA SAÚDE DO TRABALHADOR 60
PI – VÍNCULOS E NARRATIVAS 60
SISTEMA SENSORIAL E TERAPIA OCUPACIONAL 60
ÉTICA E DEONTOLOGIA PROFISSIONAL 60
ESTAGIO SUPERVISIONADO II 200
TOTAL 560
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VI 56
7º Período
Disciplina Carga Horária
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS ACESSIBILIDADE 60
PRÁTICA ASSISTIDA EM TERAPIA OCUPACIONAL – BRINCAR 60
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 60
TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL 60
LIBRAS – ELETIVA 60
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III 200
TOTAL 500
LIBRAS – ELETIVA 50
8º Período
Disciplina Carga Horária
PI – ATUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 60
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV 200
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 160
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 120
TOTAL 540
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VIII 54